Pitágoras

pitágoras

Pitágoras – Colégio rompeu barreiras geográficas para oferecer uma nova experiência em educação a professores, pais e alunos

Referência Google for Education desde julho de 2019, o Colégio Pitágoras aderiu, já em 2017, ao uso de novas tecnologias em sala de aula para extrapolar os limites de seus muros e tornar infinito o espaço escolar e as interações entre todos os públicos – administradores, professores, pais e alunos – mais dinâmicas e ágeis. A escola já conta com professores certificados com o Google Educador Nível 1 e 2, além de um Google Trainer, que continua o processo de formação de professores.

Resumo

Com uma proposta diferenciada de ensino bilíngue que trabalha as habilidades do século 21, o Colégio Pitágoras Cidade Jardim também utiliza a tecnologia e modernas ferramentas para potencializar os processos de ensino-aprendizagem. Totalmente integradas à Plataforma Digital de Aprendizagem (PDA), própria da Rede Pitágoras, as ferramentas G Suite for Education têm contribuído para o desenvolvimento dos alunos, o fácil acesso às informações e a gestão do tempo, criando um ambiente interativo e colaborativo entre professores e alunos. A Foreducation EdTech, Google Partner, acompanhou o colégio nesse processo desde 2016.

Desafio

Melhorar a experiência de professores e alunos em sala de aula por meio da transformação do processo educacional e do desenvolvimento de mecanismos diferenciados de ensino-aprendizagem. Simplificar a dinâmica e reduzir o tempo despendido no cumprimento de processos, a fim de permitir que a equipe possa se concentrar no aperfeiçoamento pedagógico e na formação da equipe.
Alunos em apresentação interativa de Geografia, na Sala Google for Education

Solução

Com a adoção do Google Classroom e demais ferramentas do G Suite for Education, o Colégio Pitágoras Cidade Jardim transformou de maneira significativa toda a experiência escolar para seus diversos públicos. Coordenadores, diretores e equipes administrativas passaram a ter acesso às informações em tempo real, sem depender da presença física na escola. Além de facilitar a gestão de tempo, a simplificação de burocracias aproximou os corpos docente e discente do Colégio Pitágoras.
Com a sincronização de toda a produção da equipe pedagógica, os encontros presenciais e as reuniões tornaram-se muito mais produtivos, ágeis, eficientes e focados nas questões pedagógicas centrais.
A qualificação técnica dos professores foi essencial para ampliar e melhorar o uso da tecnologia para a educação, transformando o processo de ensino-aprendizagem. Com as ferramentas disponibilizadas aos seus diferentes públicos, o Colégio Pitágoras vem promovendo uma nova experiência educacional e a maximização da aprendizagem, sem abrir mão do humanismo e do respeito às individualidades e particularidades tanto de alunos quanto de professores.
Dessa forma, a gestão da vida escolar – que passa pela organização de tarefas, democratização das informações e gestão do tempo e de recursos humanos e financeiros – oferece maior independência e protagonismo a todos os envolvidos por meio da incorporação das ferramentas educacionais Google no dia a dia do Colégio.
Hoje a escola produz centenas de documentos compartilhados em nuvem semanalmente, pelas

Google for Education

ferramentas, demonstrando a curva ascendente da receptividade de alunos e professores. O envolvimento de administradores, mestres e alunos na plataforma favoreceu a colaboração e melhorou o desempenho dos estudantes.

Benefícios

• Melhora da gestão do tempo e maior proximidade entre escola e corpo discente
Uma gestão mais eficiente e focada em resultados tem se tornado possível, uma vez que o tempo de produção e coordenação ganhou agilidade por meio da automatização do compartilhamento de documentos, facilitando o acesso às informações. Com isso, os encontros físicos tornaram-se mais produtivos, pois as ferramentas favorecem a colaboração e o trabalho em equipe. Entre os alunos, a adoção de novas tecnologias educacionais mostra que a escola está conectada às evoluções e integrada aos avanços, proporcionando uma experiência transformadora. O principal benefício é a possibilidade de conectar o estudante às novas formas de aprender, que respeitam a dinâmica e o ritmo próprios de cada aluno e ampliam sua motivação.
• Ganho em agilidade, aumento da produtividade e redução de custos
O dinamismo conquistado se reflete na distribuição e visualização de notas, na realização de feedbacks mais precisos, na liberação e, especialmente, no uso mais inteligente dos recursos humanos, que podem se dedicar a atividades voltadas para o desenvolvimento da equipe docente e dos programas pedagógicos. A otimização do tempo e a acessibilidade das informações refletiram, ainda, na redução de cópias impressas. Com isso, além da economia financeira atrelada à diminuição do consumo de papel e tinta/toner, há um reflexo ambiental importante com a diminuição do volume de lixo.
• Mundo como nova sala de aula
A sincronização do sistema Pitágoras com o Google for Education permitiu disponibilizar o conteúdo automaticamente nas salas de aula virtuais (Google Classroom), poupando o tempo dos professores e aumentando o escopo de recursos para os alunos. Com o uso das ferramentas Google for Education de maneira adequada, tornou-se muito mais fácil trabalhar as temáticas de maneira interdisciplinar, utilizando meios que promovam o entendimento e a complementação do material didático. Uma visita virtual a um museu pode combinar conteúdos a serem trabalhados por mais de uma disciplina, além de favorecer a compreensão do assunto pelos alunos, por meio da incorporação de recursos audiovisuais.

O que queriam fazer

– Eliminar burocracias e conferir maior acessibilidade aos documentos pedagógicos e administrativos. – Otimizar o tempo do professor. – Tornar o acesso às atividades mais organizado. – Transformar a experiência educacional tanto para alunos quanto para professores.

O que fizeram

– Implementaram o uso de tecnologias Google. – Integraram o conteúdo e a metodologia do sistema de ensino ao G Suite for Education. – Capacitaram equipes administrativas e docentes. – Adoção de Chromebooks e conversão de netbooks em Sistema OS Chrome.

O que alcançaram

– Certificação Escola de Referência Google for Education.
– Otimização do tempo do professor e agilidade na organização e planejamento de tarefas.
– Reuniões presenciais desburocratizadas e focadas nas questões pedagógicas.
– Alunos mais motivados e atuando como protagonistas de seu processo de aprendizado.
– Individualização da educação, com a valorização da diversidade e o respeito ao ritmo e às necessidades específicas de estudante.

Case de Sucesso
A sincronização de toda a produção da equipe pedagógica, por meio da tecnologia permite, que os encontros da equipe pedagógica estejam focados nas questões que envolvem o aperfeiçoamento pedagógico e a formação da equipe.

conta Nivton Campos,
coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Pitágoras

O uso adequado da tecnologia permite ao professor extrapolar os limites da sala de aula, transformando o aluno em protagonista, o que amplia sua motivação e desenvolve sua independência.

afirma Felipe Martins,
professor de Física do Colégio Pitágoras

previous arrow
next arrow
Slider