conta Nivton Campos,
coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Pitágoras
Pitágoras – Colégio rompeu barreiras geográficas para oferecer uma nova experiência em educação a professores, pais e alunos
Resumo
Desafio

Solução
Com a adoção do Google Classroom e demais ferramentas do G Suite for Education, o Colégio Pitágoras Cidade Jardim transformou de maneira significativa toda a experiência escolar para seus diversos públicos. Coordenadores, diretores e equipes administrativas passaram a ter acesso às informações em tempo real, sem depender da presença física na escola. Além de facilitar a gestão de tempo, a simplificação de burocracias aproximou os corpos docente e discente do Colégio Pitágoras.
Com a sincronização de toda a produção da equipe pedagógica, os encontros presenciais e as reuniões tornaram-se muito mais produtivos, ágeis, eficientes e focados nas questões pedagógicas centrais.
A qualificação técnica dos professores foi essencial para ampliar e melhorar o uso da tecnologia para a educação, transformando o processo de ensino-aprendizagem. Com as ferramentas disponibilizadas aos seus diferentes públicos, o Colégio Pitágoras vem promovendo uma nova experiência educacional e a maximização da aprendizagem, sem abrir mão do humanismo e do respeito às individualidades e particularidades tanto de alunos quanto de professores.
Dessa forma, a gestão da vida escolar – que passa pela organização de tarefas, democratização das informações e gestão do tempo e de recursos humanos e financeiros – oferece maior independência e protagonismo a todos os envolvidos por meio da incorporação das ferramentas educacionais Google no dia a dia do Colégio.
Hoje a escola produz centenas de documentos compartilhados em nuvem semanalmente, pelas

••••
Benefícios
Uma gestão mais eficiente e focada em resultados tem se tornado possível, uma vez que o tempo de produção e coordenação ganhou agilidade por meio da automatização do compartilhamento de documentos, facilitando o acesso às informações. Com isso, os encontros físicos tornaram-se mais produtivos, pois as ferramentas favorecem a colaboração e o trabalho em equipe. Entre os alunos, a adoção de novas tecnologias educacionais mostra que a escola está conectada às evoluções e integrada aos avanços, proporcionando uma experiência transformadora. O principal benefício é a possibilidade de conectar o estudante às novas formas de aprender, que respeitam a dinâmica e o ritmo próprios de cada aluno e ampliam sua motivação.
O dinamismo conquistado se reflete na distribuição e visualização de notas, na realização de feedbacks mais precisos, na liberação e, especialmente, no uso mais inteligente dos recursos humanos, que podem se dedicar a atividades voltadas para o desenvolvimento da equipe docente e dos programas pedagógicos. A otimização do tempo e a acessibilidade das informações refletiram, ainda, na redução de cópias impressas. Com isso, além da economia financeira atrelada à diminuição do consumo de papel e tinta/toner, há um reflexo ambiental importante com a diminuição do volume de lixo.
A sincronização do sistema Pitágoras com o Google for Education permitiu disponibilizar o conteúdo automaticamente nas salas de aula virtuais (Google Classroom), poupando o tempo dos professores e aumentando o escopo de recursos para os alunos. Com o uso das ferramentas Google for Education de maneira adequada, tornou-se muito mais fácil trabalhar as temáticas de maneira interdisciplinar, utilizando meios que promovam o entendimento e a complementação do material didático. Uma visita virtual a um museu pode combinar conteúdos a serem trabalhados por mais de uma disciplina, além de favorecer a compreensão do assunto pelos alunos, por meio da incorporação de recursos audiovisuais.
O que queriam fazer
O que fizeram
O que alcançaram
– Certificação Escola de Referência Google for Education.
– Otimização do tempo do professor e agilidade na organização e planejamento de tarefas.
– Reuniões presenciais desburocratizadas e focadas nas questões pedagógicas.
– Alunos mais motivados e atuando como protagonistas de seu processo de aprendizado.
– Individualização da educação, com a valorização da diversidade e o respeito ao ritmo e às necessidades específicas de estudante.

afirma Felipe Martins,
professor de Física do Colégio Pitágoras