A INTERATIVIDADE DE MODO EFICAZ ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA

  • Post Category:Dicas / Novidades

Estamos vivenciando um momento que vai mudar completamente o futuro, uma vez que o mundo passa a se readequar e inovar para suprir as suas necessidades atuais. Esse novo cenário é estabelecido pela tecnologia e transforma, também, o contexto escolar.  Para passar  segurança aos pais e responsáveis, nesta transição, a comunicação é primordial.

Comunicar-se adequadamente é condição para o êxito em todas as situações com as quais nos deparamos, especialmente quando o assunto é a comunicação escolar.

Uma escola, mesmo que conte com infraestrutura ideal, dificilmente alcançará um modelo de ensino de alto nível caso não invista no diálogo entre pais, alunos e professores.

O papel da instituição, agora, vai além do pedagógico, pois é importante proporcionar um apoio social, emocional e comportamental para pais, responsáveis e alunos, sendo assim, a relação família-escola se torna a base para que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo.

A  comunicação da escola com a família deve ser constante, através de veículo correto e mensagem adequada, somente assim trará efeitos satisfatórios. O diálogo é o fator importante na relação família/escola, entretanto, para que isto aconteça, é necessário que os pais e/ou responsáveis sintam-se valorizados nessa participação . A escola precisa usar de todos os métodos possíveis para a aproximação com a família, possibilitando compartilhar informações significativas em relação aos seus objetivos, recursos, problemas e até questões pedagógicas.

Diante dessas informações, fica evidente que a comunicação é um elemento fundamental na rotina de qualquer instituição de ensino. Ela estreita a relação entre escola e famílias, melhora o engajamento e motivação dos profissionais, contribuindo na fidelização dos alunos matriculados e na atração de novos.

Atualmente, há diversos meios pelos quais as interações podem ser realizadas: contato presencial, telefone, e-mail, serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, e redes sociais são alguns dos mais relevantes, mas vale ressaltar que, apesar de a tecnologia aproximar as pessoas, nem todos os canais de comunicação oferecem segurança quanto ao uso e o registro de conversas. Um bom exemplo de tecnologia para melhorar a comunicação com os pais é o aplicativo de comunicação conecta4edu, que oferece segurança e praticidade na comunicação entre instituições de ensino e famílias. O uso se faz de forma fácil, fluida e rápida, atendendo às necessidades da comunicação direta com os responsáveis dos alunos. Ele é um canal privativo e preciso com todas as famílias e tem fácil integração com outros recursos tecnológicos – Google for Education (Repositório de arquivos, etc).

Sendo assim, o uso de um aplicativo exclusivo e dedicado pela gestão escolar contribui efetivamente para que a comunicação interna flua de uma maneira mais objetiva, segura e eficiente. Dessa maneira, a escola pode fazer uma integração eficaz de todos os seus processos entre pais, alunos e professores. 

* Thaís Bonfim S. Vasques – Coordenadora Pedagógica da Foreducation EdTech e do Colégio Ítalo

Pedagoga e gestora escolar, especialista em Educação Infantil e Alfabetização. Certificada em Google Educator Level 1, 2, Trainer e Innovator.