Baleias azuis e os desafios dos jovens em ambientes virtuais

Home / Nossos E-mails / Baleias azuis e os desafios dos jovens em ambientes virtuais
By Eduardo Gomide,

Olá,

Nas últimas semanas, muito se falou do tal jogo, originário na Rússia, em que adolescentes são submetidos a diversos desafios, sendo o último deles tirar a própria vida.

A posição de uma escola é, como deve ser, bem objetiva: reforçar junto aos pais a importância da abertura de um canal de diálogo com os filhos sobre quaisquer temas, sem fugir de assuntos, por mais espinhosos que sejam.

Mas, o que mais podemos fazer dentro da escola? Como apoiar os pais nesse que é, talvez, o maior desafio de uma geração de nativos digitais?

Na Foreducation EdTech, encorajamos instituições de ensino a trazerem esse tema para o centro do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Tecnologia Educacional.

Há inúmeras formas da escola contribuir para a formação de um jovem consciente da sua postura quando em ambientes virtuais.

Uma delas é o Geração Digital, da Google, programa composto por materiais que incluem atividades elaboradas para que os alunos aprendam a usar as fontes de informação de maneira crítica, incorporem o conceito de cidadania digital, desenvolvam habilidades para reconhecer situações de risco e adotem medidas para reforçar o uso seguro dos meios digitais. O programa sugere, ainda, que os alunos produzam material visual de conscientização sobre o tema, para compartilhar com a comunidade escolar.

E você, o que tem feito sobre esse assunto?

Deixe um comentário